Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Há mar em mim

Este é um blog onde cabe um pouco de tudo. Imenso como o mar. Haverá opiniões, ideias, fotografias, textos rabiscados, será uma extensão de mim. Se chegou até aqui, detenha-se e sinta-se bem-vind@.

Há mar em mim

Este é um blog onde cabe um pouco de tudo. Imenso como o mar. Haverá opiniões, ideias, fotografias, textos rabiscados, será uma extensão de mim. Se chegou até aqui, detenha-se e sinta-se bem-vind@.

O Algarve não é só mar

O Algarve não é só mar. Eu sei-o, vocês também, mas por vezes esquecemo-nos. E esquecemos porque, de facto, as praias algarvias são maravilhosas e são elas o sustento do turismo no Algarve.

Contudo, é bom que não esqueçamos que o Algarve também são as pessoas que por cá andam, muitas delas filhas da terra, mas muitas outras (como é o meu caso) filhas de outras terras, mas que criaram raízes aqui. O Algarve é feito de brisa marinha, sim, mas também de laranjas, amendoeiras e medronho. O Algarve é feito de serra, muita serra, que esconde recantos que a maioria dos portugueses (arrisco-me eu a dizer) não conhece. E também ela merece a nossa admiração, o nosso respeito e a nossa contemplação. A serra de Monchique, no verão de 2016, sofreu com um dos muitos incêndios que devastaram o nosso país. Um dia destes passei por lá e fiquei muito contente ao ver que a vegetação já está, literalmente, a renascer das cinzas e não pude deixar de me questionar se quem ruma ao Algarve nos meses de verão se lembra deste outro Algarve.

Esta terra, que para muitos é sazonal, na verdade tem beleza todo o ano, seja na sua costa, seja nos sítios mais remotos. A sensação que por vezes temos, os que por cá vivem, é que o Algarve funciona a meio gás de outubro até ao final de maio, com uma única interrupção, no final de cada ano civil, feita por aqueles que procuram fogo-de-artifício numa praia qualquer.  

15995501_1357065944333229_668560290_n.jpg

 

Esta terra não é perfeita, porque a perfeição é um conceito abstrato e variável, porém tem encanto suficiente para que não seja lembrada apenas na loucura de julho e agosto.

 

Deixo-vos uma foto que tirei no castelo de Aljezur. Sabiam que Aljezur tem castelo? :)